Curso de Escatologia Bíblica

Estude sobre Escatologia Bíblica e o que acontecerá com a humanidade, conforme ensinamentos exarados da Bíblia Sagrada, e em especial e livro de Apocalipse.

Pr. Josafá Batista Soares
"Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Ibotirama-Bahia. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior. Bacharel em Teologia convalidado pelo MEC."

Introdução

INTRODUÇÃO 


ESCATHOS E LOGOS, são duas palavras gregas que constitui o termo “escatologia”. A primeira palavra quer dizer “últimas coisas” a segunda “tratado ou estudo”. 

Em resumo, escatologia é o estudo acerca de coisas e eventos futuros profetizados na Bíblia.

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo (Ap 1.1 ARC).



A ESCATOLOGIA BÍBLICA TEM SUAS BASES:

1 - Na Revelação Divina. 

A Bíblia é sem dúvida a revelação da vontade de Deus à humanidade. Inicialmente, Deus escolheu a semente de Abrão, ou seja, o povo de Israel, para revelar a sua vontade. Mas tarde Deus forma um novo povo, a igreja, constituída de judeus e gentios, (Ef 2.11-19). 

A partir de então, a igreja é o alvo da revelação divina. Agora toda revelação aponta para o futuro e a igreja caminha neste mundo com uma esperança, pois é identificada como “peregrina e forasteira” 1Pe 2.11. Ela existe por causa da esperançaRm 5.2; 8.24 Ef 4.4; 1 Ts 4.13. 

Já o mundo pagão é o contrário, pois, se fecha dentro de um fatalismo histórico, sem expectativas, sem futuro, mas a Bíblia revela o futuro, e em toda história humana tem sido assunto de interesse constante da parte do homem, e principalmente neste século.


2 - No Campo da Profecia. 

Os textos proféticos das escrituras tem sido a principal preocupação do estudo da escatologia. Quando seguimos os princípios de interpretação, observando o seu contexto histórico e doutrinário, as verdades proféticas se tornam mais claras e definidas de modo que passamos a perceber a inerrância e infalibilidade da Bíblia. O apóstolo Pedro teve o cuidado de explicar essa questão: 2Pe 1.19-21.   


De um passo adiante em
sua carreira!
Grátis
Acesso Imediato


  Voltar para a página do Curso

Depoimentos dos alunos

Voltar ao topo