1767259046827317

Curso de Liderança Cristã

Esse curso tem como objetivo a preparação de líderes para a obra do Senhor, com foco principal na palavra de Deus.

Pr. Josafá Batista Soares
"Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Ibotirama-Bahia. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior. Bacharel em Teologia convalidado pelo MEC."

Introdução

INTRODUÇÃO


Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6.8).

A prontidão dos servos de Deus (Is 6.8) em fazer a sua obra, é algo primordial na vida de quem entregou seus caminhos ao Senhor Jesus Cristo e está disposto a contribuir para que outros cheguem ao conhecimento da palavra da verdade (Jo 17.17).

Nessa visão, surgem as lideranças que, na atividade eclesiástica ou em atividades seculares, necessitarão da graça e dos ensinos do Senhor Jesus para melhor executarem suas tarefas.

Antes de conceituarmos os termos Liderança e Líder, é preciso falarmos de Deus, o líder por excelência desde a eternidade, aqui incluída a criação de todas as coisas (Gn 1.1 – 2.25) e de Jesus Cristo que é o caminho e o líder a ser seguido (Jo 14.6), o qual nos dará durante esse curso os melhores exemplos de liderança (Cristã).


DEFINIÇÃO DE LÍDER E LIDERANÇA


LÍDER: Indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de ideias; guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião, etc. (Dicionário Aurélio). 

Indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros; pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras; pessoa que se encontra à frente de um movimento de caráter religioso, filosófico, artístico, científico, etc.; algo ou alguém que guia, conduz (Dicionário Houaiss).


LIDERANÇA: espírito de chefia; forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos (Dicionário Aurélio). Função, posição, caráter de líder; espírito de chefia; autoridade, ascendência (Dicionário Houaiss).


BERGAMINI (1994, p.15) sugere que existam dois aspectos semelhantes à maioria das definições de liderança – é um fenômeno de grupo, ou seja, envolve duas ou mais pessoas; e “trata-se de um processo de influenciação exercido de forma intencional pelos líderes sobre seus seguidores”. Cita ainda, como uma definição mais abrangente que:


O processo da liderança normalmente envolve um relacionamento de influência em duplo sentido, orientado principalmente para o atendimento de objetivos mútuos, tais como aquele, de um grupo, organização ou sociedade. 

Portanto, a liderança não é apenas o cargo do líder mas também requer esforços de cooperação por parte de outras pessoas (HOLLANDER, 1978 apud BERGAMINI, 1994).

Função de líder, capacidade de liderar. O líder é dotado, entre outras coisas, de prestigio social. O líder é aceito pela comunidade.

            Na vida secular, a liderança é a capacidade de gerenciar ou comandar baseada no prestigio pessoal, eleita ou nomeada e, aceita espontaneamente pelos seus liderados.

            As qualidades, de um líder são aquelas que ele consegue atingir objetivos com participação entusiástica de outras pessoas.

             O líder consciente não é apanhado de surpresa pelos acontecimentos, porque ele já planejou atingir seus intentos. Ele faz as coisas acontecerem.


De um passo adiante em
sua carreira!
Grátis
Acesso Imediato


  Voltar para a página do Curso

Depoimentos dos alunos

Voltar ao topo